Nesta sexta-feira, 6, a gestão municipal realiza o primeiro mutirão do ano contra a doença, na Barra do Ceará.
O primeiro mutirão contra as arboviroses em Fortaleza vai inspecionar 20 mil imóveis no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. A ação será realizada pela Prefeitura nesta sexta-feira, 6. O bairro contemplado foi selecionado devido ao seu alto índice populacional e ao número de casos confirmados de dengue e chikungunya na área, em 2022, segundo a gestão municipal. As atividades serão realizadas por meio de equipe formada por 484 agentes de combate as endemias, beneficiando mais de 48 mil pessoas.
Entre janeiro e 26 de dezembro do último ano, somente na Barra do Ceará foram 765 casos de dengue confirmados e 1.347 de chikungunya. Considerando toda a Capital, neste mesmo período, foram 16.700 de dengue, 20.227 de chikungunya e um de zika. Os óbitos registrados em 2022 foram cinco em decorrência de dengue, 19 por chikungunya e nenhum por zika.
Assim, a ação da Barra do Ceará percorrerá, no total, 299 quarteirões, inspecionando cerca de 20 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos, com o intuito de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Ainda como parte da programação, haverá educação em saúde nas barracas de praia e exposição do ciclo biológico do mosquito transmissor das arboviroses. A população será beneficiada com a Operação Quintal Limpo, que distribui sacos plásticos aos moradores para recolhimento de inservíveis e instruções de descartes adequados para materiais de grande porte. Além disso, haverá aplicação de larvicidas e do inseticida UBV em sistema Aerosystem, composto por equipamento apropriado para aplicação de produtos químicos dentro das residências.
Nos casos de espaços públicos ou terrenos abandonados que possuem irregularidades, como possíveis focos do mosquito, a Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para denúncias na sede das Regionais ou por meio do 156.