Menina foi atacada pelo animal peçonhento na terça-feira (28), no Jardim Cruzado. Estado de saúde dela não foi divulgado pela Santa Casa de São Carlos.
Por g1 São Carlos e Araraquara
Uma bebê de 9 meses está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de São Carlos (SP) após ser picada por um escorpião na Escola Municipal Edith Benini, no Jardim Cruzado, em Ibaté (SP).
A menina foi atacada pelo animal peçonhento na terça-feira (28). O estado de saúde dela não foi divulgado pelo hospital, mas a mãe postou em uma rede social que ela está fora de perigo.
Por conta da criança estar hospitalizada na UTI, a família só pode ver a paciente dentro dos horários de visita estabelecidos pelo hospital.
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, o chefe de gabinete, Paulo Melo, disse que após ser picada a criança foi levada ao Programa de Saúde da Família (PSF), onde foi atendida por uma pediatra.
“Em seguida foi encaminhada ao hospital municipal e posteriormente foi para a Santa Casa de São Carlos onde encontra-se internada. Foi muito rápido atendimento dado a essa criança assim que constatado que ela havia sido picada por um escorpião”, disse.
Segundo ele, a prefeitura presta apoio à família. O chefe de gabinete disse ainda que todas as unidades escolares do município passam por constante manutenção, desde roçagem, capinagem e limpeza. “É uma tragédia o que aconteceu. Em 20 anos, foi a primeira vez que registrou um caso desse”, disse.
Segundo a assessoria da prefeitura, uma maternalista e um servidor geral da unidade escolar cuidavam das crianças no momento do acidente, porque o professor apresentou atestado médico.
Disse ainda que uma dedetização foi realizada recentemente na unidade e está no prazo de vigência. “Informamos também que a escola já se encontrava em excelentes condições de higienização e limpeza, tendo recebido, recentemente, além da dedetização, os serviços de capinação e roçagem”, informou em nota a assessoria, afirmando que o mesmo acontece nas outras escolas.
Uma publicação feita nas redes sociais por uma amiga da mãe da bebê ganhou as redes nesta quarta-feira (1º).
Na publicação a mulher pede para que todos façam uma “corrente de oração pra filhinha da amiga” que foi picada por um escorpião.
A recomendação é ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Se possível, faça uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
Vale lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro antiveneno (antiescorpiônico) será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação.
É importante limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.
Se possível, capture o animal com um pote plástico.